Sitobion avenae: Malsamoj inter versioj

1 721 bitokojn forigis ,  antaŭ 11 jaroj
sen resumo de redaktoj
 
'''''Sitobion avenae''''' estas [[specio (biologio)|specio]] de insektoj el la [[familio (biologio)|familio]] ''[[Aphididae]]''.
<!--'''Macrosiphum avenae''' (por vezes designado como '''Macrosiphum granarium''', '''Sitobion avenae''' ou '''Sitobion granarium''', ou mesmo '''Sitobium granarium''' ou '''Sitobium avenae''', embora esta última designação pareça ser um lapso, ainda que validado por documentos oficiais) é um [[afídio]] designado vulgarmente, por tradução do inglês "grain aphid", como "'''afídio-de-grão'''" ou "'''afídeo-de-grão'''" (talvez se permitindo, por isso, a tradução '''afídio-do-grão'''), existindo referências, também, aos termos '''pulgão-da-espiga''' ou '''pulgão-da-folha'''. Tal como os nomes vernáculos indicam, atacam especialmente as [[espiga]]s e as folhas do [[trigo]], sendo especialmente prejudicial para esta cultura.
 
==Priskribo==
Os adultos ápteros medem de 1,3 a 3,3 mm de comprimento e têm, geralmente, corpo fusiforme. A sua cor varia do verde amarelado ao castanho avermelhado. Têm antenas negras e [[sifúnculo]]s um pouco maiores que a cauda. As formas aladas medem de 1,6 a 2,9 mm de comprimento e têm cor semelhante, com marcas intersegmentais escuras distintas na superfície superior do [[abdómen]]. Ao contrário da espécie ''[[Sitobion fragariae]]'', que inicia o seu ciclo de vida em plantas da família [[Rosaceae]], estas espécies vivem exclusivamente em plantas da família [[Poaceae]] (gramíneas). Os seus ovos eclodem em Março (hemisfério Norte). A maioria das populações sobrevivem no Inverno junto de cereais de inverno e ervas selvagens. Colónia de afídios ápteros desenvolvem-se nas [[panícula]]s (vulgo "bandeiras") e nas folhas terminais dos cereais, movendo-se depois para [[espiga]]s, como as do trigo. As formas aladas formam-se em fins de Maio, inícios de Junho, formando colónias que só começam a ser numerosas no final de Junho, aumentando à medida que a temperatura sobe e a quantidade de comida disponível começa a decrescer, pelo que se iniciam migrações para outras plantas.-->
[[Dosiero:Sitobio avenae.JPG|thumb|left|''Sitobion avenae'' sur spiko (kun [[mielroso]]] de [[ergota fungo]]]]
La [[plenkreskulo]] longas de de 2 ĝis 2,8 mm. Ĝia koloro povas esti tre diversa : verda, oranĝkolora aŭ bruna.
 
{{ĝermo}}
33 167

redaktoj